Laboratório de Psicologia da Moralidade

Extensão

Construção de projetos de educação em valores morais: intervenção com profissionais da educação

Descrição: Este projeto de extensão parte de reflexões suscitadas por estudos desenvolvidos por pesquisadores do Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM - http://www.lapsim.ufes.br ) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), notadamente no que se refere ao tema da educação em valores morais. Por meio de tais estudos, entre outros aspectos, verificamos tanto a necessidade de formação dos profissionais da educação para atuar na formação moral dos educandos como a importância de projetos de educação em valores morais concebidos a partir de problemas sócio morais do contexto da escola. O presente projeto, portanto, consiste na realização de uma intervenção, por meio de um curso de formação, com profissionais da educação de uma escola pública municipal de ensino fundamental de Vitória, Espírito Santo, Brasil. Partimos do pressuposto de que a formação dos profissionais da educação para a condução de práticas de educação em valores morais no contexto escolar é necessária, e de que é importante discutir, em tais formações, o papel da escola na formação moral dos alunos e as motivações para o estudo e o aperfeiçoamento profissional nesse tema. Nosso objetivo é fornecer aos participantes subsídios teóricos e metodológicos e desenvolver oficinas para elaborar projetos de educação em valores morais na escola. O curso de formação compreende 16 encontros de três horas de duração. Em um primeiro momento (oito encontros), são abordados assuntos como Valores, Moral e Ética; Principais conceitos sobre o desenvolvimento humano e desenvolvimento cognitivo; Desenvolvimento moral; Educação em valores morais: conceito, objetivos e contextos; Temas para a educação em valores morais no contexto escolar; Práticas para a educação em valores morais no contexto escolar; Como elaborar projetos de educação em valores morais e fontes de informação. Para tanto, os encontros são divididos em uma parte de discussão teórica e outra de atividade prática. Em um segundo momento (oito encontros), são desenvolvidas oficinas com os profissionais para a elaboração de um projeto apropriado ao contexto da escola. Nas oficinas são abordados tópicos importantes para a escrita do projeto. São eles: análise do contexto (identificar os problemas sociomorais da escola); objetivos e finalidades (traçar e determinar quais objetivos e finalidades serão adotadas); temas (selecionar com base nos tópicos anteriores principais temas a serem trabalhados); participantes, parcerias e duração (delimitar as características do projeto); práticas (selecionar práticas para a educação em valores morais mais apropriadas aos objetivos e temas) e avaliação e duração (propor um calendário de duração e execução, e a forma de avaliação da proposta). Ressaltamos que, para conduzir a intervenção, elaboramos um material didático e disponibilizamos aos participantes.

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